Objetivo:
- Desenvolver uma atitude inovadora e criativa no ensino da Matemática para crianças da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental ;
- Saber como aplicar os conceitos fundamentais no processo de aprendizagem;
- Elaborar jogos, vivências e dinâmicas que auxiliem a criança a entender e aplicar conceitos matemáticos; Saber selecionar atividades matemáticas adequadas à idade e ao nível de desenvolvimento da criança;
- Saber utilizar recursos e já consagrados para o ensino da Matemática e outros matérias simbólicos.
Como
o professor deve ensinar a matemática
O
professor diante do desafio de como ensinar a matemática:
Os números de pesquisas recentes apontam para um déficit de
aprendizagem dos conceitos básicos de matemática, ressaltando a importância da
reflexão nas práticas pedagógicas essencialmente nos anos inicias do Ensino
Fundamental, partindo destas dificuldades buscam-se métodos eficazes para que
ocorra a aprendizagem significativa. Entretanto, deve-se considerar que o
educando traz consigo uma vivência de mundo que está imbuída à matemática que
não são apresentadas da mesma forma metodológica das disciplinas e currículos,
as quais divergem dos cálculos mentais já elaborados e sistematizados pelo
educando e também a falta de utilização do lúdico como ferramentas
pedagógicas.
Desta forma, observa-se um método eficiente que poderia ser
considerado em aceitar o caminho que as crianças percorrem para chegar aos
resultados. E não somente os engessados que são abordados e prescritos nos
livros escolares. Ocorrência que retira o estímulo de “aprender a aprender”,
essencial no desenvolvimento cognitivo do educando, sobretudo na matemática que
há um mito disseminado na sociedade que matemática é muito difícil.
Assim, o professor para tornar o caminho mais fácil e eficaz
entre a matemática e os alunos deveria considerar o cotidiano do educando,
observar e aceitar como realizam cálculos mentais que na maioria das vezes
precede a escola. Também é importante destacar os jogos e brincadeiras que são
método eficiente de uma forma ampla no processo ensino aprendizagem.
PLANO DE AULA: A MATEMÁTICA TÊM HISTÓRIA
Justificativa
Conhecer a história da matemática é facilitador da assimilação destes conceitos e quão estão inseridos historicamente pela necessidade do homem em seu contexto social. A compreensão do sistema de numeração decimal por meio de proposta lúdica, pretendendo que os alunos fixem os conteúdos brincando para conhecimento de toda a sua vida.
Idade – 9 a 10 anos 5º Ano
- Ensino Fundamental
Tema
– A
Matemática tem história
Tempo
Previsto – Uma semana
Conteúdo
-
História da matemática e o sistema de numeração.
Objetivo geral
·
Conhecer o processo e desenvolvimento
histórico dos números interligado as necessidades do homem em sociedade;
·
Desenvolver o gosto pela leitura e
relacionar conteúdos da matemática ao uso diário no contexto social;
·
Aprender que a Matemática não é estática,
conjuntamente pertinente ao homem em sociedade;
·
Contribuir no desenvolvimento da criança
do conhecimento e agente da história.
Objetivo
específico.
·
Conhecer a história da matemática e dos
números;
·
Compreender que a matemática é uma
construção histórica,social e cultural;
· Entender que os conhecimentos
matemáticos foram adequando-se aos novos desafios das sociedades;
·
Compreender e fixar o sistema de
numeração decimal;
·
Tornar possível a criação de estratégia para
resolver cálculos.
Competências
e habilidades a serem desenvolvidas:
· Reconhecer e valorizar os números, as
operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas
necessárias no seu cotidiano;
· Ter confiança em suas próprias
estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas
utilizando seus conhecimentos prévios;
·
Interpretar e produzir escritas
numéricas;
·
Compreender o processo de agrupamento
dentro do Sistema de Numeração Decimal;
·
Ler, interpretar e resolver situações
problemas que envolvam operações de adição e subtração;
·
Construir o significado do número
natural a partir da contextualidade social.
Materiais
utilizados
·
Livro de matemática;
·
Cartolina e figuras para representar a
importância dos números;
·
Material e confecção de um ábaco.
Metodologia: Desenvolvimento
1ª Etapa –
aula 01
Roda de Debate e
Leitura - História da Matemática.
1º Passo
– ler a história;
2° Passo
– debater sobre o tema proposto, avaliar e intervir para contribuir na compreensão
do texto com as crianças.
2ª Etapa – au1a
02
Sistema de numeração decimal com ábaco;
1º Passo - Exposição oral dos
conteúdos. Pedir para que os alunos liste o maior e o menor número conhecido,
individualmente. Em seguida, todos compartilharam as anotações e discutiram com
os colegas, comparando valores e elegendo o maior explicando sobre unidade, dezena e centena;
3º Passo
- fazer uma régua na lousa, junto com as crianças encaixando os números
escolhidos explicando sobre unidade,
dezena e centena;
4º Passo
- Fazer a representação destes números no Ábaco;
5º Passo
- Dividir a sala em grupos
com as crianças representando, efetuando
soma e adição com ábaco.
3ª Etapa – au1a
03
Algarismo romano
1º Passo - Exposição oral do conteúdo: Serão apresentados os numerais romanos
aos educandos de forma expositiva com uso imagens, relógios, textos e cartazes;
2º Passo - Dialogando: Roda de conversa para levantar questionamentos que
envolvam os alunos em discussão em sala de aula sobre os números romanos em
nosso dia-a-dia, onde os alunos poderão expor seus conhecimentos;
3º Passo - Exemplos no dia-a-dia:
modelos de relógios, livros didáticos, textos históricos com séculos, a
Constituição do Brasil também apresenta números romanos;
4º Passo - Atividade em grupo e individual:
- Encontrar
em jornais os números romanos, recortar e colar no caderno;
- Atividade
de comparação, com relógios de números arábicos e relógios com números
romanos os alunos vão conseguir observar
e realizar para depois compreender. Nesta atividade os
alunos recebem alguns modelos de relógio sem numeração e poderão colocar
os números em algarismo romanos de acordo com a hora que se pede;
- Depois poderão expor suas produções no mural da sala, esta é uma maneira de socializar o que foi aprendido.
Referências:
GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas,
1994.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Divisão de Orientação Técnica. Matemática,
visão de área. Documento 5: 1992.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas.
Proposta educacional. Currículo e avaliação. São Paulo: 1992.
www.google/imagens.com.br
O ábaco como ferramenta de ensino aprendizagem
Esta etapa da pesquisa transcorre sobre o estudo da história
do ábaco e apresentação deste a uma criança, com a finalidade de observar suas
reações diante deste desafio. O ábaco é um instrumento utilizado desde os
tempos mais remotos da história. Existem registros que os babilônios usavam um
ábaco construído de pedra lisa por volta 2.400 a.C., o seu surgimento está
associado a necessidade do homem em aprimorar e facilitar os processos de
contagem. Logo pesquisar sua história e saber como
utiliza-lo é proporcionar uma ferramenta pedagogia de
destaque no processo ensino aprendizagem dos conceitos de
matemática.
Mostrar e entregar na mão de uma criança o
ábaco é encantador, sobretudo observar suas reações de
entusiasmo diante do novo pois, a infância traz consigo a espontaneidade e uma curiosidade natural.
Mas, prontamente iniciam-se os questionamentos, como, por exemplo: Isso não é
só para brincar? São divididos em dez? Cada dez tem uma cor diferente? É para
somar? Desta forma, é fundamental que é o educador saiba manusear
bem o ábaco para que saiba mediar um diálogo de forma esclarecedora para que
direcione o caminho da criança para encontrar as respostas. Na visão de
SMOLE (2000):
“Parece-nos que, no trabalho
com a matemática, devemos cuidar para que o mesmo desejo que traz
novas perguntas, novos interesses e a necessidade de novas informações não se
transforme em frustração medo e ansiedade”.(pg134).
Assim, partindo deste entusiasmo de brincar inerente a
infância, respeitando o tempo de forma gradual apresentar os conceitos de soma,
adição transcorrendo de ludicidade. Desde seu surgimento até os dias atuais, o
ábaco é uma ferramenta que facilita os cálculos com a finalidade de
atender a necessidade do homem em sociedade de possuir competências e
habilidades de matemática.
Referências
SMOLE, Kátia Cristina Estocco. A matemática na educação
infantil: A teoria da inteligência múltipla na prática escolar. Porto Alegre:
Artes Médicas, 2000. (p, 134)
Diferentes Tipos de Ábacos
Tipo
|
História
|
Utilidade
|
Forma
de Contagem
|
Ábacos
|
O ábaco é considerado uma das
maiores descobertas da História, existem relatos que os babilônios utilizavam
um ábaco construído em pedra lisa por volta de 2400 a.C., os indícios do uso
do ábaco na Índia, Mesopotâmia, Grécia e Egito. O seu surgimento está ligado
ao desenvolvimento dos conceitos de contagem.
Na Idade Média o ábaco era usado pelos romanos para a realização de cálculos. A utilização do instrumento por parte dos chineses e japoneses foi de grande importância para o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento. |
O ábaco, em sua
forma geral, é uma moldura retangular com fileiras de arame, cada fileira
representando uma classe decimal diferente, nas quais correm pequenas bolas.
|
Cada uma das bolinhas ou contas em uma posição digital (unidade,
dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de
milhar, unidades de milhão). De acordo com a regra de cada país pode-se fazer diversas
operações matemáticas.
|
Ábaco
Romano
|
Foi criado por
volta do século XIII e, era utilizado como um método normal de cálculo. Era uma tábua com 8 sulcos,
e em cada sulco inferior havia 5 bolinhas
de contagem e 4 no sulco
superior.
|
Seu
funcionamento era semelhante ao ábaco atual.
|
Na idade média o ábaco era
utilizado pelos Romanos para realização de cálculos.
|
Ábaco
Asteca
|
Surgiu entre 900-1000 D.C. As contas eram feitas
de grãos de milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira.
|
Este ábaco é composto por 7 linhas e 13 colunas.
Os números 7 e 13 são números muito importantes na civilização asteca.
|
O número 7 é sagrado, o número 13 corresponde à
contagem do tempo em períodos de 13 dias.
|
Ábaco
Japonês
|
O ábaco japonês utilizado pelos orientais é
conhecido pelo nome de Soroban.
O Soroban é um instrumento utilizado para cálculos matemáticos e, apesar de ter sua origem ligada
aos japoneses, foi
criado na China e levado ao Japão no século XVII.
|
Utilizado para cálculos complexos
de adição, subtração, multiplicação, divisão e raiz quadrada. Permite o
desenvolvimento do cálculo mental, favorece a compreensão do conceito de aritmética.
|
Compreende combinações de 5 e 10
como complementares numéricos A primeira conta de cada coluna, localizada na
parte superior, representa o número 5 enquanto as 4 contas inferiores
representam 1 unidade cada.
|
Ábaco
Russo
|
O ábaco russo, inventado no século XVII, e ainda hoje em
uso, é chamado de Schoty. Este ábaco opera de forma ligeiramente diferente
dos ábacos orientais
|
A forma de fazer
operações matemáticas é semelhante ao do ábaco chinês.
|
As contas
movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia
das mãos humanas. Colocam-se ambas as mãos sobre o ábaco, as contas
brancas correspondem aos polegares das mãos (os polegares devem estar
sobre estas contas) e as contas movem-se com 4 ou 2 dedos.
|
Ábaco Chinês
|
O registro mais
antigo que se conhece é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século
XIV). O seu nome em Mandarim é "Suan Pan" que significa "prato
de cálculo".
|
É considerado
tão importante para os comerciantes da China que seu uso se tornou
imprescindível. “Só os que possuem grande habilidade necessitam recorrer ao
ábaco”.
|
O Suan pan foram feitas para calcular operações que utilizam a multiplicação, a divisão, a adição, a subtração, a raiz quadrada e a raiz cúbica a
uma alta velocidade.
|
Referência:
http://www.miniweb.com.br/ciencias/artigos/abaco_historia.html
www.google/imagens.com.br
Atividades de Livro Didático de Matemática
Referência - Extraído do livro didático:
Coleção Conviver - Matemática – 3º ano – Luiz Márcio Imenes, Marcelo Lellis,
Estela Milani – Ed. Moderna, 2010.
Registro da utilização do Ábaco
Perfil do educando
O aluno tem nove anos está
o cursando 3º ano do Ensino Fundamental, não apresenta dificuldade de aprendizagem,
participa de todas as atividades propostas, é atento e domina o conceito de ordem numérica,
formas geométricas, calculo mental, multiplicação, subtração e adição que estão no
processo de aprendizagem de sistema decimal.
Ábaco utilizado:
Ábaco utilizado:
Perguntas
desafiadoras:
1 - Representar no ábaco o ano que nasceu?
R: Na casa da unidade quatro bolinhas, na casa da dezena zero bolinha, na casa da centena zero bolinha e na casa da milhar duas bolinhas. O resultado é 2004.
2 - Você tem 30 figurinhas e ganhou mais quarenta. Como representar esta soma no ábaco?
R: Três bolinhas na casa da dezena, acrescenta-se mais quatro bolinhas na casa da dezena Portanto, vai ficar sete bolinhas na casa da dezena e zero bolinha na casa da unidade. O resultado é 70.
R: Na casa da unidade quatro bolinhas, na casa da dezena zero bolinha, na casa da centena zero bolinha e na casa da milhar duas bolinhas. O resultado é 2004.
2 - Você tem 30 figurinhas e ganhou mais quarenta. Como representar esta soma no ábaco?
R: Três bolinhas na casa da dezena, acrescenta-se mais quatro bolinhas na casa da dezena Portanto, vai ficar sete bolinhas na casa da dezena e zero bolinha na casa da unidade. O resultado é 70.
3 - O João tinha 12 cds de jogos do X Box emprestou
3 para seu amigo. Quantos restaram?
Como representar no ábaco?
R: Coloca-se duas bolinhas na casa da unidade e 1 bolinha na casa da dezena. Agora tira três bolinhas fazendo a subtração. Assim, fica nove bolinhas na casa da unidade e zero bolinha na casa da dezena. O resultado é 09.
R: Coloca-se duas bolinhas na casa da unidade e 1 bolinha na casa da dezena. Agora tira três bolinhas fazendo a subtração. Assim, fica nove bolinhas na casa da unidade e zero bolinha na casa da dezena. O resultado é 09.
4 - O time do coração do pai do Vinicius jogou três
partidas e ganhou cinco pontos em cada partidas. Qual o total de pontos
acumulados? Represente no ábaco?
R: No ábaco cinco bolinhas na casa da unidade, acrescenta-se mais cinco também, na casa da unidade, formou uma dezena coloca uma bolinha na cada da dezena e mais cinco bolinhas na casa da unidade. O resultado é 15.
R: No ábaco cinco bolinhas na casa da unidade, acrescenta-se mais cinco também, na casa da unidade, formou uma dezena coloca uma bolinha na cada da dezena e mais cinco bolinhas na casa da unidade. O resultado é 15.
Muito interessante
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirÉ desafio o ensino de matemática.
Excelente o conteúdo.
ResponderExcluirMuito bom os conteúdos
ResponderExcluirLucky Club: Online casino site - Lucky Club Live
ResponderExcluirFind out the latest Lucky Club slots and get real prizes! Read our latest games & tournaments, 카지노사이트luckclub live and the latest promotions. Rating: 4 · 1 vote · Free · Android · Entertainment