Nome
do objeto
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Objeto
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Objetivo
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Cubo mágico
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Raciocínio lógico
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Resta um
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Raciocínio lógico
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Tangram
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Raciocínio lógico
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Torre de hanói
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Raciocínio lógico
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Xadrez
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Raciocínio lógico
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Jogo da velha
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Raciocínio lógico
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Jogo de dominó
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Raciocínio lógico
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Relógio
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Percepção de tempo
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Régua
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Ordem numérica e decimal
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Calculadora
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Cálculos escritos e por
estimativas
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Balança
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Pente de cabelo
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Noção de divisão e fração
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Bingo
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Noção de numérica e das quatro operações
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Milho
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Ordem numérica de quantidade
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Semente
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Percepção de quantidade e formas
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Pizza
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Noção de divisão, fração e formas
geométricas
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Chocolate
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Percepção de divisão, fração e formas
geométricas
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Limão
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Noção de divisão, fração e formas
geométricas
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Linha férrea
| ||
Estrelas
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Percepção de contagem de grandezas
numéricas
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BRASIL, Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 2001.
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Justificativa
Justificativa
Materiais: Tesoura e régua, papel
cartolina ou EVA colorido.
Contextualização do Jogo da Pizza
Matemática? Aprendo brincando!
A importância do cálculo mental
Atividade 1
Proposta para sala de aula
Bingo da Multiplicação
A aprendizagem de multiplicação e um dos principais
fatores de dificuldades apresentadas pelos alunos desta faixa etária. Esta atividade
posposta viabiliza e facilita o processo de memorização.
Idade: 9 anos
Conteúdo: Multiplicação e divisão de números inteiros
Objetivos:
- Resolver as questões envolvendo multiplicação e
divisão de números inteiros;
- Despertar a capacidade de raciocínio lógico;
- Aprender de forma lúdica.
Materiais: Bolas do bingo com as representações das multiplicações e cartelas de bingo.
Desenvolvimento: Dividiremos a sala em grupos de quatro crianças, depois sortearemos
as bolinhas do bingo que constam as multiplicações contida nas bolinhas os alunos deverão respondê-las corretamente e
se os resultados estiverem presentes na cartela deverá marcá-los. Quando a cartela estiver totalmente preenchida, o
aluno terá que “gritar” BINGO.
Atividade 2
Proposta para sala de aula
Jogo da Pizza
Justificativa
Introdução ao conceito
de fração tema, qual exige muita abstração o que torna difícil para a criança compreender. Então esta atividade
inserem situações concretas e lúdicas, aos conceitos de fração em sala de aula,
pois as brincadeiras trazem muito mais informação que a definição padronizada
de fração
Idade:
10 anos
Conteúdo:
Leitura
de frações e tipos de frações
Objetivo:
- Trabalhar as partes do inteiro. Ex. um terço, dois terços, três terços;
- Ampliar a capacidade de abstração;
- Conhecer as noções de equivalência e comparação também, podem ser trabalhadas com mais ênfase.
Materiais: Tesoura e régua, papel
cartolina ou EVA colorido.
Desenvolvimento:
Recortar o papel ou EVA em circulo e dividir em oito partes iguais.
Apresentando o conceito de fração conhecendo por meio do lúdico o conceito de
leitura de fração.
Em consequência propor questionamentos para observar juntos como, por exemplo, a fração equivalente, a soma de fração.
Em consequência propor questionamentos para observar juntos como, por exemplo, a fração equivalente, a soma de fração.
Contextualização do Jogo da Pizza
Matemática? Aprendo brincando!
Aplicando a atividade
Jogo da Pizza,
observamos que o desenvolvimento ofereceu dinamismo e interação com as crianças,
por meio do lúdico que proporciona a ampliação do raciocínio logico aprendendo
os conceitos de matemática. O brincar harmoniza um ambiente tranquilo e
motivador para as crianças aprenderem. Desta forma, podemos aqui relatar a fala
de algumas crianças:
- Professora se dividir qualquer numero em partes
iguais isto é fração?
- Então 1/3 significa 3 partes de um todo?
Estas
reflexões apareceram no desenvolvimento da atividade ao
dividirem brincando e recortando e encaixando as partes da pizza. Podemos
ressaltar que estes questionamentos surgiram de forma espontânea o que facilita
o processo de ensino aprendizagem, sobretudo, enfatizou a ampliação do
cognitivo, raciocínio lógico e matemático.
A importância do cálculo mental
A disciplina de Matemática é muitas vezes mencionada
como uma matéria extremamente difícil e já se criou um preconceito a este
respeito. Mas, estudos e pesquisas e a leitura do livro, O Homem que Calcula
(Malba Tahan) Samir conta a história de sua vida. Um pastor de ovelhas, humilde
que até conhecer Nhô-Elin – seu mestre - ignorava os eruditos caminhos da
matemática. De forma incrível, ele aprende desde a história até as áreas mais
complexas da matemática utilizando como molde para seu aprendizado a própria
natureza. Contando ovelhas, dia após dia, e com instruções de seu mestre, foi
desenvolvendo habilidade de calcular qualquer montante a partir da observação e
do emprego da lógica. Este contexto do romance vem desmistificar esse tabu
sobre a Matemática por meio da representação dos cálculos mentais e como estão
inseridos no cotidiano social. Na concepção de educação que prima, a construção do
cognitivo por meio de atividades que estimulem o raciocíno lógico tem como
ênfase o respeito e apreciação aos conhecimentos dos cálculos que está inserida
na criança com seu contexto social e sua vivência. E neste meio está o
professor como mediador que propiciará a autonomia e contribuirá para a sua
independência intelectual.
Nos PCNs-Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), destaca o cálculo mental como estímulo para a inserção dos números e das operações matemáticas, contribuindo nas práticas pedagógicas.
Nos PCNs-Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), destaca o cálculo mental como estímulo para a inserção dos números e das operações matemáticas, contribuindo nas práticas pedagógicas.
Cálculos (mentais ou escritos, exatos
e aproximados) envolvendo operações com números naturais, inteiros e racionais
-, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos nelas
envolvidos, utilizando a calculadora para verificar e controlar resultados”
(BRASIL, 1998, p. 71).
As orientações contidas
neste documento aconselham os cálculos mentais, associados aos cálculos
escritos, também o uso da calculadora para cálculos exatos e aproximados. Desta
forma, os PCNs afirmam que os cálculos são atividades básicas para o desenvolvimento
cognitivo da criança. Outro ponto importante nos Parâmetros Curriculares
Nacionais, onde se argumenta que nas séries finais do Ensino Fundamental, essa
prática é deixada de lado e isto acaba por comprometer o desempenho do aluno.
Sabe-se que cada criança tem o seu tempo de cognição de acordo com a idade. O estágio pré-operacional que vai aproximadamente até os sete anos, onde está inserida no ambiente e vida escolar, e já é capaz de estabelecer relações, classificar objetos levando em conta formas, tamanhos, cores comprimento, espessuras e ainda seriar objetos de acordo com suas especificidades. Dos sete aos onze anos aproximadamente, entra no estágio das operações concretas, sendo capaz de perceber as variações, alterações de quantidades e reversibilidade passando então para a aprendizagem formal aos doze anos. Este desenvolvimento intelectual varia de indivíduo para indivíduo diante da faixa etária apresentada, porém todo desenvolvimento intelectual atravessa estas fases.
Sabe-se que cada criança tem o seu tempo de cognição de acordo com a idade. O estágio pré-operacional que vai aproximadamente até os sete anos, onde está inserida no ambiente e vida escolar, e já é capaz de estabelecer relações, classificar objetos levando em conta formas, tamanhos, cores comprimento, espessuras e ainda seriar objetos de acordo com suas especificidades. Dos sete aos onze anos aproximadamente, entra no estágio das operações concretas, sendo capaz de perceber as variações, alterações de quantidades e reversibilidade passando então para a aprendizagem formal aos doze anos. Este desenvolvimento intelectual varia de indivíduo para indivíduo diante da faixa etária apresentada, porém todo desenvolvimento intelectual atravessa estas fases.
Referências:
SOUZA, Maria helena Soares de. Jogos e Conceitos –7º
ano. São Paulo; Ed. Atica, 2009. P. 292.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 2001.
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fracoes/fracoes.htm